sexta-feira, 26 de junho de 2009

D de Dilema


Diz o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (que é a minha) que um dilema se trata de 1. uma alternativa em que não há opção satisfatória; 2. conjuntura difícil (sem saída conveniente); 3. um argumento formado por duas proposições que se contradizem mutuamente.
Hoje fui confrontada com aquilo que 'moi même' considera um dilema, não bem no sentido de alternativas sem opção satisfatória, mas, bem pelo contrário, de alternativas igualmente satisfatórias para a minha pessoa. Ou seja, fiquei perante duas opções que se contradizem mutuamente, portanto, uma conjuntura difícil!!! Daquelas em que dá mesmo para uma pessoa pensar, 'Oh que sorte a minha! E agora pra que lado me hei de eu virar! Faço isto ou faço aquilo? Vou praqui ou pracolá?'. Inevitavelmente, começam-se a organizar cenários para tentar conciliar as duas alternativas, uma vez que a minha pessoa não estava disposta a abdicar de nenhuma delas... 'Ora, vou tentar antecipar isto, e depois já dá pra fazer aquilo na mesma, mas se calhar pode não dar pra antecipar, que porcaria esta!!'.
Estive eu nesta actividade mental durante sei la quanto tempo...foram vários minutos isso eu sei... (pronto eu confesso que não foi assim tanto tempo como isso, mas que pareceu um bocado na altura pareceu), quando de repente a situação se solucionou por si (ufa!!!!), o que significa que, espontâneamente me terá surgido uma saída conveniente...as alternativas deixaram de se contradizer e a conjuntura tornou-se favorável! Ainda bem para mim!!!
Mas ainda assim, fica a questão, como devemos agir perante uma situação em que temos duas alternativas que nos são igualmente vantajosas e principalmente quando fazemos questão de não abdicar de nenhuma delas?? É uma situação difícil de solucionar! Porque quando se nos apresentam duas alternativas que não são satisfatórias, é simples...não optamos por nenhuma delas e escolhemos outro curso de acção! Mas quando ambas nos apresentam vantagens...aí é que a porca torce o rabo (acho que é assim que se costuma dizer...)!

1 comentário:

  1. Cheguei a pensar que nos ias brindar com a solução!
    Afinal o que tu queres são dicas! lol
    Ah, e até que o dilema se tivesse solucionado per si, estiveste mais ou menos 3 minutos... eu contei!

    ResponderEliminar